Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.
Boleiro de primeira categoria, prefeito Marquinhos Trad ainda não falou sobre liberação dos jogos nos campeonatos amadores (Foto: Arquivo)
A reabertura ainda que paulatina de alguns órgãos públicos e até mesmo de segmentos ligados às mais diversas classes da sociedade, levaram os promotores e organizadores dos campeonatos de futebol amador disputado nos bairros da Capital de MS, a pensar que a reabertura das competições também, pudessem estar na pauta de retorno e com isso, nos próximos dias, fossem liberadas pelo prefeito Marquinhos Trad.
Como se sabe, recentemente foram reabertos os Shoppings da Capital, clubes, as igrejas que tiveram os horários prorrogados, todos claro, com as devidas restrições conforme determina o Decreto assinado pelo Prefeito, ainda no dia 15 de março e agora, com a “flexibilização” determinou que o fluxo seja de apenas 30% nos locais de aglomeração, com o devido uso da máscara e no caso das igrejas, além da restrição quanto ao número de fiéis, os mesmos deverão também guardar a distância de dois metros.
Como se sabe, essa proibição é impossível no futebol amador da Capital que em dias de jogos disputados nos fins de semana, reúne em torno de mil pessoas, envolvendo organizadores, jogadores, árbitros, donos de times e principalmente os torcedores. Diante desse saldo que nesse momento se torna “negativo”, a reabertura torna-se praticamente impossível pelo menos para os próximos dias e continua valendo a declaração feita através da live, no dia 22 passado, quando o mesmo afirmou que a prática esportiva e entre elas o futebol, que causa grandes aglomerações, continuam proibidos na Capital do Estado.
No entanto, a reportagem do site gritoregional.com.br ouviu alguns dos organizadores dos campeonatos disputados em alguns bairros da região do Anhanduizinho, bem como outros que fazem divisa, mas que está em outras regiões, mas de repente, todos estão juntos no mesmo barco.
Palpites
Como se fosse uma “loteria”, os organizadores dos campeonatos deram os seus palpites quanto à possível volta dos jogos ou em alguns casos, o início dos mesmos.
Para o presidente da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), Cleiton Ferreira, que organiza e promove os campeonatos da entidade e no bairro Santa Emilia, a volta poderá acontecer apenas em junho. Lembrando que no bairro Santa Emilia competição foi suspensa quando a mesma se preparava para entrar nas oitavas de final e quanto à 3ª copa Terrão, a realização continua de “Stand-bye” devido à suspensão.
Para Cínthia Barros que ao lado de Wanderson Zóio e Antônio Jerônimo da Silva, conhecido por “Qualhada”, que promovem e organizam o campeonato no bairro Santa Felicidade, onde também a competição já em pleno andamento teve que ser suspensa, os jogos poderão voltar a partir do fim do mês de maio.
Mais otimista está o organizador do campeonato disputado no bairro Alves Pereira, na região do Anhanduizinho, que estava se preparando para receber os jogos da 2ª Copa Tony Gol de Futebol Veterano, com a participação de 40 times, o mesmo Tony Gol acredita que, a volta dos jogos poderá ser no dia 16 de maio, um sábado.
Já em outro campeonato, o Prefeito justifica a fama de artilheiro que carrega desde a época do juvenil no Comercial (Foto: Arquivo)
Para Edson Bispo, um dos organizadores do campeonato no Jardim das Hortênsias, localizado no Grande Aero Rancho na região do Anhanduizinho, onde a competição também teve que ser suspensa ainda na fase classificatória, os jogos voltam a partir do mês de junho.
Para Mauro Martins Maroka, que organiza os campeonatos nas categorias Master 40 anos Super Master 50 anos na Arena do Guanandizão, no Jardim Nhanhá, no bairro Piratininga, também na região do Anhanduizinho, o mesmo esteve com o Prefeito quinta-feira (23) e na ocasião, ele não recebeu, pelo menos naquele momento, nenhuma noticia positiva quanto ao assunto em pauta.
“Conversei com o Prefeito quinta-feira (23) e na ocasião, ele disse que ainda não sabe e adiantou que está apenas, seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Eu acredito que vai demorar um mês, mas ele não deu nenhum sinal que vai voltar logo, tanto que as escolas deram férias para os alunos então o ‘negócio’ (doença), pode estar sério, né?”
Para Júlio do Campo Nobre que estava se preparando para iniciar a Copa Bolão Game Campo Nobre, com a participação de 32 times que, durante os jogos na “arena” arrastam mais de duas mil pessoas por partida, foi o mais cético de todos.
“Na realidade não tenho nem previsão. Estou aguardando, acompanhando os Decretos que o Prefeito tá fazendo (quanto às liberações). Estamos apenas observando. A minha expectativa é que volte o mais breve possível, mas na verdade não tenho nem idéia”, disse.
Como alento, ele se prendeu a um comunicado quanto a uma reunião da CBF e as Federações estaduais.
“A expectativa pode ser isso daí (a reunião), pois se voltar o futebol profissional, talvez nós (amador voltemos logo também”, garantiu.
O organizador do campeonato no bairro Los Angeles, também na região do Anhanduizinho, Esmeraldo Campos, não respondeu a pergunta.
Agora, fica a expectativa de todos quanto à liberação das competições que a bem da verdade atraem milhares de pessoas aos campos, mesmo porque, o futebol é a única opção encontrada por milhares deles, que não tem nenhuma atração ou lazer, Além da expectativa, torcer para que o tal do “achatamento” dito pelas autoridades sanitárias, continue na Capital de MS e que a pandemia acabe logo para tudo voltar à normalidade, principalmente no futebol amador que é um dos carros chefes na economia dos bairros.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.